Trilhas preparadas para receber visitantes em Bertioga – litoral sp

E Guaratuba onde fica?

Fica logo ali. Para quem sai do centro fica um pouco depois do Itaguaré e antes de Boracéia. O rio Guaratuba é outro que se encontra com o mar em Bertioga, nos arredores, famílias caiçaras vivendo em meio ao rio, céu e mar.

Mas hoje vamos falar sobre o outro lado de Guaratuba, o lado da Serra, onde também encontramos com o rio, cachoeiras, poço e um sobe e desce agitado em meio a Mata Atlântica, bem dentro do Parque Estadual da Restinga de Bertioga.

O turista precisa saber que para cada caminho de madeira, cada corrimão de corda que utiliza numa trilha, houve o trabalho de uma comunidade inteira que primeiro foi despertada, depois foi preparada, foi treinada e novamente acordada para o que poderia fazer de fato. E foi lá e fez!

São dias de planejamento, entendimento, organização e chega a hora de por a mão na massa. Na massa não, na terra, no barro, na serapilheira (quando vier para a trilha pergunte ao seu Monitor o que é Serapilheira, no dicionário encontramos grafado como Serrapilheira também). Identificação dos melhores atrativos para destaque e apresentação ao turista, preparação de lugarzinho para descanso, talvez um lanchinho, passarinho, flor, sapo… É tanta coisa que se encontra, é tanto clic, tiktok, é tanto documentar, celebrar e vivenciar.

Idas e vindas, organiza, reorganiza, corta, coloca, prega… Na maioria são Monitores Ambientais que fazem este trabalho.

Monitores Ambientais são seres preparados para Guardiões e Guardiães da Floresta. São amadurecidos para amar e respeitar os outros seres da Floresta. Os Monitores Ambientais são seres que perdem o sono pensando em caçadores desalmados, em troncos de árvores caídos na mata, em revitalização de áreas degradadas, em agendas de limpeza da Floresta e sabem que para garantir a preservação disso tudo, o melhor é compartilhar a gostosura do desfrute de estar na Mata, as preocupações e soluções, com outros seres que podem vir de longe só para visitar ambientes que, se não preservados, podem sumir do mapa.

Além de ajudar a guardar e preservar o lugar, os Monitores Ambientais contribuem com uma espécie de Zoom na visão de outros seres.

Então é isso, os Monitores Ambientais de Bertioga fizeram este trabalho para melhor apresentar a Trilha de Guaratuba para seres ávidos pelo saber, por desvendar mistérios e curiosidades que só existem na Mata Atlântica, e diga-se de passagem: Muito bem cuidada, reconhecida e preservada no Parque em Bertioga.

Resta a nós, pousadeiros e moradores deste lugar, convidar a toda a gente: Venham conhecer o que foi pensado, preparado, limpo e impregnado de respeito, amor e admiração pelos seus guardiões mais próximos e que querem convidar a você para se tornar mais um de nós, more você onde for neste planeta.

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios em Guaratuba:

Abecotur

wapp: (13) 99697-7723

Amolb

wapp: (13) 99786 7426 ou (13) 99701 6451

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

É verdade que andar de Escuna enjoa?

Xiiiii!!!! Se o sujeito ficar enjoado durante o passeio, A-ca-bou!!!!!

Mas existem providências que você pode tomar antes de sair para o passeio. Nossa amiga Helena da Escuna Perola Negra, a maior da baixada Santista e que opera em Bertioga, nos deu algumas dicas: No café da manhã não tome leite e nem seus derivados. Dê preferencia para frutas e principalmente forre o estômago com bananas. Assim você terá um maravilhoso passeio entre céu e mar, com o balanço das ondas e tudo.

Sair para navegar é uma experiência incrível.

Escuna Perola Negra – Bertioga -sp

A tranquilidade das águas vai entrando pelas janelas da alma e invade o nosso ser. De repente, entramos em contato com o nosso comando.

Uma parada para um mergulho e a alma se enxagua de água salgada e, por um instante, todas as dores do mundo desaparecem e somos um peixinho na imensidão do mar.

Navegar é preciso. Durante o passeio, intimamente, ficamos torcendo para que aquilo nunca acabe. Ficamos procurando por seres marinhos e muitas vezes encontramos: Golfinhos, tartarugas, arraias e cardumes de peixinhos.

Escuna Perola Negra – imagem do face

Experimentamos a perspectiva, o continente se afasta e vai ficando pequeninho até desaparecer. Na volta, o continente se aproxima, vai ganhando seu tamanho real e a realidade nos cobra.

Descemos do barco, encharcados, limpos, leves e prontos para novos olhares e diferentes perspectivas.

Uma boa festa, as vezes também é bom. Estamos em julho/2021, logo todos estaremos vacinados e uma festa com música, folia e gente animada vai ser possível e já estamos com saudades de tudo isso.

Em especial na Escuna Perola Negra, muitas vezes, a gente encontra um Pirata Malvado, mas dizem que tem bom coração. Pode pagar para ver!

Jack – O Pirata da Perola Negra em Bertioga – imagem do facebook

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para o Passeio na Escuna Perola Negra:

wapp: (13) 98112-0765 / 99602-8211

Site Escuna Genesis e Perola Negra

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

As Águas ao pé da Serra, #guaratubasualinda

Uma sensação incrível é a visita em Guaratuba: Rio que se encontra com o mar, serra que temos a ilusão de poder tocar. Um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Foto de Cadu Castro - rio Guarutuba
Foto de Cadu de Castro – rio Guaratuba – Bertioga -sp-brasil

Um dia fomos visitar as pessoas que moram bem perto do mar em Guaratuba.

Foto: Marco Thommazo – Dualidade, talvez um pouco rio, um pouco mar – Guaratuba

Outro dia fizemos uma trilha que, hora chão e hora rio, nos levou a uma espetacular cachoeira em Guaratuba.

Foto: Letycia Brito: Uma paradinha em nossa caminhada rumo a cachoeira em Guaratuba, para um refresco

Uma paradinha aqui, outra lá e sempre em frente, escutando os sons da natureza, vendo flores, frutos e uma vida animal irrequieta que vive por lá, independente do que possa passar pela cabeça dos seres humanos. Embora fauna e flora levem a vida de forma despreocupada, embora estejam numa área de preservação ambiental, embora seja óbvio que devemos manter este santuário permanentemente vigiado e preservado, há muito no que se ter atenção. Nos dias de hoje, em que tudo está no limite, Guaratuba é resistência.

Outro dia uma mocinha me ligou perguntando onde ficava a praia e o rio com cor de Coca-Cola. Eu??? Fiz aquela cara de ué, misturada com uma certa indignação! Respondi: Coca-cola??? A cor das águas das praias de Bertioga que se encontram com o mar, tem cor de mangue, cor de matéria orgânica vegetal, cheiro de natureza viva.

Guaratuba é assim, cheia de cores próprias, cheia de encantos do rio e do mar, cheia de dualidade e perfeita harmonia.

Dentro de uma rota paulista de ecoturismo, que pode ser traçada de Ubatuba até Itanhaém, Guaratuba fica em Bertioga, perto de grandes cidades como São Paulo e toda a sua vizinhança. Bertioga é confortável para o turista dar uma boa parada, ficar alguns dias, conhecer esta exuberante parte do roteiro e descobrir outros lugares tão lindos quanto Guaratuba.

Embora seja um lugar inesgotável, sobre Guaratuba não é preciso se falar muito, porque é um lugar que fala por si só. Quanto mais quieto o sujeito estiver, mais vai poder ver, escutar, sentir e fazer a alma voar. Quem em Guaratuba pisá mais rico de lá sairá.

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios em Guaratuba:

Abecotur

wapp: (13) 99697-7723

Amolb

wapp: (13) 99786 7426 ou (13) 99701 6451

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Bertioga tem alma feminina?

Nos dias de hoje, quando quase nada importa sobre nossas opções sexuais e tudo importa sobre como você vive a ética perante aos seus semelhantes, minha mente anda povoada de perguntas. Uma delas é: Bertioga tem alma feminina?

Para mim, não é possível responder sobre isso. Mas o pensamento voa e já de cara encontramos um traço feminino gigante por aqui: A mãe natureza viva e preservada por leis ambientais e pelos seus filhos locais. Esta é uma asa feminina que, indiscutivelmente, abrange a todos por aqui.

Outra particularidade que acompanha esta sutil presença feminina são as decorações das Pousadas de Bertioga. Podem notar, na maioria delas, existem detalhes muito peculiares e que todos podemos notar que há um toque feminino por ali.

Enquanto a alma desenvolvimentista permeia as mesas onde se discute os caminhos do progresso que segue agarrado ao objetivismo e ao discurso do Money, Money, Money, em outros lugares bem mais tranquilos são bordadas propostas muito humanistas onde sempre a alma da mulher está presente: Peace end Love!

Os pacotes turísticos de Bertioga também tem propostas dedicadas para elas.

De 11 a 18/Jun/21 a ousadia, força e feminilidade estão sendo reverenciadas em Bertioga. Imaginem que a fotógrafa Ana Claudia Vasconcelos está com sua agenda aberta para ensaios femininos de grande intimidade com a mãe natureza.

Para você que mora em Bertioga ou em outras cidades e está procurando um relax para carregar as energias e irrigar sua melhor poção mulher, agende um Ensaio Fotográfico, só para você, e venha ser o centro das suas atenções por algumas horas. Se vier de outras cidades, complemente sua estadia por aqui com outros prazeres da vida: Caminhada por trilha, passeio de Escuna, comidinhas a beira mar e tudo o que ti faça feliz.

Denis Candido da Silva, um pousadeiro antenado de Bertioga, é parceiro desta iniciativa e nos contou que está adorando está bruma feminina que paira em seu espaço.

Ensaio de Raquel pelas lentes da fotógrafa Ana Claudia Vasconcelos

A fotógrafa Ana Claudia Vasconcelos nos contou um pouco sobre as intenções do projeto: Fotografia que Empodera é um projeto lindo e a intenção é despertar a Deusa que existe dentro de nós, por meio da fotografia e pelo meu olhar, trazendo a essência de mulher selvagem, da guerreira, da Deusa. O ensaio é feito na mata, no útero de gaia, na floresta, nas águas. Porque em meio a natureza tudo fica mais leve, as águas tem um poder curativo, de limpar as nossas emoções, relaxar nosso corpo, mente e espírito, colaborando para que o ensaio flua e traga a tona o que cada um é, purificando, limpando, curando, transformando e despertando.

Reserve um lugarzinho para você na concorrida agenda da fotógrafa Ana Claudia Vasconcelos que estará de 11 até 18 de Junho fotografando num lugar muito especial em Bertioga: Wapp: (11) 98271 5619

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios no Jaguareguava:

www.jaguareguava.com.br

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira com a colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Elas por Elas

Esse grupo de Pousadas de Bertioga é mesmo incansável. Imagine que o Visite Bertioga Convention & Visitors Bureau, para os íntimos como eu e você apenas Visite Bertioga, está organizando uma série de webinars sobre assuntos palpitantes do turismo da nossa cidade. Entre uma série de assuntos, fez um bate-papo animado com algumas pousadeiras. Elas estão a frente de estruturas de diversos padrões e localizações, para mostrar a você, nosso querido turista e razão de ser, como o Destino Turístico de Bertioga está preparado para recebê-lo junto com sua família e amigos para descanso, lazer ou mesmo à trabalho. Porque não!

Lembrando a todos que temos em Bertioga um grande número de pequenas e grandes pousadas, temos até hotéis que você pode aproveitar. Vem!!!

Antes de passarmos para o deleite deste vídeo, todos nós do grupo de Pousadas de Bertioga existente desde há muito e fortalecido em novas ações desde 2017, queremos agradecer de coração: Toda a Diretoria do Visite Bertioga e ao Sr. Luiz Henrique Miranda que presta Assessoria de Imprensa especializada para o turismo.

Você gostou? Temos mais 2 blocos que vamos compartilhar. Não perca!

Assistindo a este vídeo, comecei a refletir não só sobre como nossa hospitalidade em Bertioga é CAF, CAF, CAF (hehehe): Cortez, Aconchegante e Familiar, mas também sobre a presença feminina marcante incrustada na aura do Turismo de Bertioga. Bem! Este é assunto para outra postagem. Fique atento!

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios no Jaguareguava:

www.jaguareguava.com.br

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira com a colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017) e do Visite Bertioga

Junho é o mês dos Tucanos em Bertioga

Não é mais clima de verão, embora tenhamos dias super aproveitáveis em Bertioga nesta época do ano.

Que o digam os Tucanos. De manhã cedo, bem cedo até a tardinha, a cidade fica cheia de gritinhos, são eles os Tucanos. Apurando os ouvidos, percebe-se da onde vem o som e pahhh: Lá estão eles numa árvore das muitas que ainda existem pela cidade, em pleno meio urbano, legítimas representantes da Mata Atlântica

Eles gostam de frutinhas. As vezes, a gente vê um passarinho pequeninho voando e bicando um Tucanão, é que ele foi pegar ovos no ninho. Vixi!!!

Algazarra dos Tucanos – Jaguareguava

Mas o super interessante é poder escutá-los e vê-los em Mata Virgem, lá para os lados do rio Jaguareguava, um dos rios mais queridos dos moradores de Bertioga. De lambuja, a gente acaba vendo outros pássaros coloridos da Mata Atlântica como o Saíra Sete Cores, o Tiê Sangue e muitos outros, fora as borboletinhas e a majestosa borboleta azul.

Carinho na borboleta – Jaguareguava

Bruno Guazzelli Filho, da Jaguareguava Ecoturismo, contou para os Pousadeiros de Bertioga que é lindo de se ver a bicharada nesta época do ano. Disse que podemos observar tudo isso, ao longo do rio Jaguareguava, bem sentados em uma Canoa Canadense, remando rio acima e descendo rio abaixo. Ainda nos disse que o rio é muito amigo, raso, cristalino e tranquilo, diversão garantida para pessoas de todas as idades dando impressão de estar num aquário natural. E, para quem tem alguma dificuldade de movimentos e locomoção, ele tem Caiaques Adaptados. É claro que nós já formos lá e estamos aptos para informar nossos hóspedes sobre como ter um dia espetacular no Jaguareguava.

Mãe e filha subindo o Jaguareguava. Na subida a filha perdeu o remo. Na decida o remo estava parado num galho e o resgate foi uma aventura.

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios no Jaguareguava:

www.jaguareguava.com.br

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Praias Limpas em Bertioga

Uma preocupação dos pousadeiros de Bertioga é com a limpeza das praias. Não só isso, mas dos rios, do mangue, das trilhas, das ruas. Mas a gente percebe que quando tem muito turista na cidade a coisa fica um pouco complicada, não há serviço que dê conta de tudo. No final de cada dia, ainda encontramos muito lixo na praia.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – Caminhando na praia limpa.

Pensando e conversando muito sobre isso, entendemos que a limpeza é uma atitude e resolvemos rever a nossa. Implantamos em nossas #PousadasdeBertioga, a coleta seletiva. Separamos o lixo orgânico do lixo reciclável e uma vez por semana o caminhão da coleta seletiva passa para pegar.

Coleta Seletiva em Bertioga – Foto Renata de Brito

Programa Lixo Útil – Bertioga-sp

Mas como, os pousadeiros poderiam ir além e fazer com que o lixo reciclável saia da praia e seja encaminhado para a coleta seletiva?

A Pousadeira Surfista (lembram dela?) deu a solução: “Vamos incentivar o nosso hóspede para fazer o mesmo que a gente faz. Vamos sinalizar nossas pousadas com plaquinhas pedindo para que todos juntem o lixo que seja gerado durante o lazer na praia e tragam para descarte na pousada. Aí desafoga, né!”

E assim foi feito. Hoje quando o turista se hospeda em Bertioga, numa de nossas Pousadas, sempre encontra a tal paquinha convidando para ADOTAR ESTA IDÉIA. Muitas pousadas de Bertioga, costumam oferecer saquinhos para que o hóspede leve vazio e traga seu lixinho para descartar em local apropriado na pousada.

Foto cedida por uma Pousada de Bertioga

Quando você encontrar uma plaquinha destas na Pousada ou Hotel que você estiver hospedado em Bertioga, dê valor, junte-se a nós. A turma aqui agradece.

Foto cedida por uma Pousada de Bertioga: Agradecimento pela Preservação da Natureza em areia limpa no Itaguaré

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios:

AbecoTur – Home | Facebook

www.escunagenesis.com.br

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Isto é sobre os hóspedes das Pousadas de Bertioga ou sobre pousadeiras?

Bertioga, 10 de maio de 2021

E em mais um dia de trabalho, sol alto, céu azul, com o barulho do mar ao fundo , eis que bem cedinho, na fila do pão, 4 ou 5 pousadeiras se encontraram e a conversa animada começou a rolar (é sempre assim quando elas se encontram)…

Todas na correria, carrinhos com frutas, frios e a espera do pão fresquinho, celulares em punho comandando a equipe à distância, começam a contar que as pousadas estão com muitos hóspedes naquele final de semana. Que na maioria eram famílias com pais e filhos, algumas famílias trouxeram os avós também e, por isso, preferiram acomodações no andar térreo, algumas em até duas suítes para a tranquilidade dos mais idosos. Uma das pousadeiras até comentou que já estava com saudades de receber grupos da terceira idade e estava bem otimista com a vacinação contra o Covid19 avançando.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – grupo de terceira idade (foto tirada antes da Pandemia Covid19)

Uma pousadeira, a mais detalhista de todas, observou que está se tornando mais frequente as famílias quererem trazer seus Pets, principalmente cachorrinhos. E que, agora, cada vez mais as pousadas de Bertioga estão se adaptando para receber estes membros da família também. Todas as pousadas que hospedam Pets tem muita cautela. De acordo com a estrutura definem a admissão dos cachorrinhos por peso, geralmente até 8 kilos, carteira de vacinação e uma taxa adicional na diária. O pessoal, das pousadas em Bertioga que ainda não recebem Pets, conhecem as que recebem e indicam.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – A hóspede mirim e seu pet na Pousada

A fila andou e outra pousadeira observou que o pessoal das cidades vizinhas tem vindo cada vez mais para Bertioga, porque é a primeira praia do Litoral Norte, bem pertinho de São Paulo (110 Km), Grande ABC, Alto Tietê e Vale do Ribeira.

Outra pousadeira, que já estava pegando seus pãezinhos, disse que todas têm muita sorte de suas pousadas estarem em Bertioga, porque a cidade é muito bem servida de rodovias como o Mogi-Bertioga, Complexo Anchieta-Imigrantes (a imigrantes, eleita a melhor estrada do Brasil) e a Rio-Santos. Complementou dizendo que tem recebido pessoas que vem à trabalho em Bertioga (a cidade anda crescendo muito) ou mesmo home-office durante a semana (agora a moda pegou). E que, para pacotes de mais longos, está recebendo muitas pessoas que vem até de outros estados.

A próxima da fila, que já estava impaciente pelo seu pacote de 40 pães quentinhos, ainda teve tempo para dizer que mesmo com a sua pousada lotada, em alguns dias tem sobrado vagas no estacionamento porque muitas pessoas tem preferido vir de ônibus Intermunicipal ou de Uber.

Daí uma, que até então estava bem quietinha, disse que esta é uma tendência (viajar sem veículo próprio) e que ter cadeirinhas e guarda-sol para emprestar aos hóspedes é de grande utilidade para quem vem com a bagagem compacta e quer aproveitar a praia ao máximo.

A mais mimosa de todas disse, bem pausadamente, que seus hóspedes são gente bem tranquila, que vem procurar calmaria em Bertioga, gostam de lugares simples, limpos e respeitosos. Que ela adora receber gente assim, que ela também é assim e gosta de tranquilidade, limpeza e respeito e por isso faz tudo o que está a seu alcance para mimar os seus hóspedes.

Em couro, as outras pousadeiras disseram: Nós também!!!

A mais espalhafatosa deu uma gostosa gargalhada e disse que este pessoal (se referindo aos hóspedes) não tem jeito mesmo, quer tomar um café da manhã reforçado e passar o dia na praia, só volta quando está quase escurecendo, mas ainda cheio de energia para um passeio no centro da cidade, para comer o famoso Pastel de Bertioga, um lanche, uma pizza ou um prato delicioso que os restaurantes da cidade oferecem. Ela ainda disse que durante o dia, depois do café da manhã nas Pousadas de Bertioga, o pessoal come aquelas deliciosas porções dos restaurantes pé na areia ou das barraquinhas que todos os dias são montadas e desmontadas na faixa de areia: Camarão, Isca de peixe, Batatinha, Milho cozinho e Coco gelado, drinks e sucos. Ainda antes de sair empurrando o seu carrinho apressadamente, a espalhafatosa disse para as demais: Preciso ir tenho muita coisa para fazer ainda hoje. Mas agora que as barraquinhas da praia voltaram a ter mesas, cadeiras e guarda-sol, precisamos marcar um dia para toma uma caipirinha, comer uma bela porção, relaxar e papear um pouco mais.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – comidinha leve para dias de verão

Uma pousadeira, a surfista da turma, disse que precisam também voltar a fazer o caminho da Trilha d´água, afinal Bertioga não é só praia e eu já estou num estágio de conectar o meu eu interior com os espíritos evoluídos da Floresta. Ela ainda disse: Parece que um grupo de fotógrafos locais, aqui mesmo de Bertioga, andou fotografando fadinhas (será???) e ainda completou que tem pego umas ondas iradas lá na Praia do Itaguaré (bom isso é mesmo, ela posta no face).

A surfista se despediu e saiu apressada também. As outas duas que restaram, mas já estavam pegando seus pães fresquinhos, ainda comentaram: Saidinha esta surfista hem!!! Mas concluíram que é mesmo preciso fazer exercícios e que o negócio é surfar, caminhar, mergulhar, remar, nadar para não enferrujar e que as águas de Bertioga são curandeiras do corpo e da alma.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – Remada no rio Jaguaeguava

Ainda não era 7h da matina e o grupo se dispersou, cada uma foi para sua pousada cuidar dos seus hóspedes. Mas deu para perceber que ficou uma pontinha de vontade de papear um pouco mais para contar outros causos, o que não falta em Bertioga.

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Como os hotéis e pousadas estão preparados para lhe receber em Bertioga

Bertioga, 04 de maio de 2021.

E outro dia, em mais uma de nossas conversas, depois de um tempo parados por causa da pandemia, estávamos contanto uns para os outros que aproveitamos este tempo para fazer algumas manutenções em nossas Pousadas e Hotéis.

A alegria dos Pousadeiros de Bertioga é ter tudo limpinho, cheiroso, organizado e funcionando para proporcionar ao hóspede uma estadia de tranquilidade. Afinal, as Pousadas de Bertioga nasceram para receber as pessoas que valorizam a simplicidade e tranquilidade que a cidade oferece para moradores e turistas.

As equipes que trabalham no planejamento, administração, atendimento, no serviço de café da manhã, na manutenção, organização e limpeza, são mescladas entre proprietários e funcionários que se tornam amigos em torno do objetivo de servir os turistas que se hospedam nas charmosas estruturas voltadas para aconchegar e mimar pessoas.

A principal característica das Pousadas de Bertioga é saber receber pessoas que gostam e respeitam a natureza: Sol, Mar, Rio, Mata, Cachoeira. Por isso, na sua grande maioria o café da manhã é servido cedinho para que o hóspede possa começar o seu dia de lazer com a barriguinha cheia e com muita energia para encarar as aventuras que o dia vai lhe proporcionar.

Outra característica importante é: A maioria tem cadeirinhas e guarda-sol para o hóspede utilizar na praia, um chuveiro externo para tirar um pouco da areia no retorno.

A maioria das Pousadas de Bertioga fica numa distância de pé na areia até 800 metros da praia e tem estacionamento. Isso deixa o hóspede livre para, se quiser, deixar o carro na pousada e ir caminhando até a praia. Nós pousadeiros percebemos que isso é muito interessante para os hóspedes, principalmente em épocas de férias de verão ou feriados, quando a cidade costuma ficar mais cheia de gente. Nós já entendemos que, para o bem de todos, nossa Orla não é lugar para engarrafamentos, som alto e sujeira.

Existe um movimento forte entre os Pousadeiros de Bertioga que é: Não deixe seu lixo na praia, recolha e traga para descarte na pousada. As pousadas de Bertioga têm recipientes para coletar o lixo orgânico e o lixo reciclável. Quase todas as pousadas da cidade são cadastradas na Coleta Seletiva que possa uma vez por semana em cada bairro recolhendo o material reciclável.

Muitas pousadas têm uma estrutura compacta de cozinha, algumas com fogão, pia e geladeira, outras com micro-ondas e o hóspede pode até cozinhar, se quiser. Mas a maioria tem, dento da suíte uma mesa, cadeiras ou banquinho para o hóspede se alimentar ali mesmo. Com o aumento da oferta de delivery, Bertioga tem oferecido muita variedade de comidinhas, desde refeições, pizza, lanches, salgados e porções. Até as barraquinhas de praia estão entregando no delivery ou para retirada porções que só se come quando se está na praia.

As pousadas que tem piscina são uma gostosura à parte. Muitas têm piscina aquecida o que faz o hóspede poder aproveitar esta delícia não só na primavera e verão, mas também no outono e até no inverno.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – Piscina aquecida da pousada

A maioria dos Pousadeiros e suas equipes sabem que: O hóspede precisa de Boas Dicas. E Dica é o que não falta por aqui. A gente dá até Palpite e ajuda o hóspede a desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer de acordo com as suas preferências. Nós conhecemos, sabemos de muitas trilhas, cachoeiras, praias que se encontram com o rio, passeios de Escuna, Barco, Caiaque, Canoa… E temos amigos em quem confiamos para conduzir nossos hóspedes por todos os caminhos de Bertioga com segurança: Os Monitores Ambientais, as Agências de Turismo Local que organizam grupos para grandes aventuras no meio da Mata Atlântica.

Foto cedida por Pousadas de Bertioga – Iniciando uma Trilha na Mata Atlântica

Ar condicionado, geladeira e televisão todas têm e o mais interessante é que a manutenção de tudo isso é feita por pessoas profissionais indicadas e queridinhas dos pousadeiros. São profissionais que, para nós fazem parte da equipe de cada pousada.

A maioria da pousadas de Bertioga oferece roupa de cama e banho. Tudo limpinho, macio e organizado. Muitas fazem a lavagem do enxoval na própria pousada e muitas contam com o serviço de lavanderias especializadas em lavagem de enxoval da hotelaria da cidade. Todos se conhecem, os donos, os funcionários e vira tudo uma única equipe para cuidar dos lençóis e toalhas que as pessoas que se hospedam nas pousadas da cidade utilizam durante alguns dias.

Muitas das pousadas de Bertioga têm alguém na portaria, durante 24 horas por dia. O hóspede que chega tarde para o checkin é esperado, o que sai para a balada é esperado. O que entra e sai, entra e sai, entra e sai é acompanhado para entrar no seu carro, na espera pelo Taxi ou Uber, ou até a porta quando sai para uma caminhada.

O frigobar tem uma característica bem interessante na maioria das Pousadas de Bertioga: É aberto para o hóspede trazer o que quiser: Bebidas, lanches, frutas… A equipe das pousadas sabe indicar mercadinhos e supermercados para o hóspede abastecer seu frigobar durante sua estadia.

Foto cedida por Pousada de Bertioga – Frigobar na suíte

Quem chega a Bertioga não fica sem lugar para dormir. Existe entre os pousadeiros da cidade um lugar que se chama Busca Vagas. Se uma pousada não tem lugar para atender um hóspede indica para as outras e quem tiver a disponibilidade entra em contato com o para prestar detalhes da sua disponibilidade e combinar de recebê-lo.

Todas as pessoas que trabalham com o turismo de sol e praia na cidade de Bertioga, de forma direta ou indireta têm muito orgulho disso. Consciência de que vivem e prosperam por causa deste turista praieiro. Entendem o que o turista quer, valorizam e agradecem a sua preferência por este lugar encantador e estão muito dispostos a continuar a recebê-los cada vez mais e melhor.

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Dia das Mães em Bertioga (09/05/2021)

Bertioga, 29 de abril 2021.

Feliz dia para todos e todas que se dedicam a ser mãe seja de quem for, por quanto tempo for. É lindo quando nasce uma mãe. Parabéns aos filhos e filhas das mães.

O dia das mães  está chegando. Mais do que nunca as mães devem ser comemoradas e acarinhadas.

Talvez por isso, este ano a cidade de Bertioga, esteja sendo tão procuradas por mães e filhos, famílias de todos os lugares, principalmente das cidades mais próximas para um final de semana em família na praia.

Nesta época em 2020, a ocupação da hotelaria foi próxima de zero. Mas este ano, com esta procura que os hoteleiros estão sinalizando, a ocupação será próxima do limite permitido pelo decreto vigente e Bertioga para o enfrentamento do Covid.

As equipes dos hotéis e pousadas de Bertioga ficam muito sensibilizados com datas como estas, pois gostam  muito de ter por perto, as pessoas agradecidas por mais um ano juntas, mesmo contudo.

Este ano, especialmente, quando os protocolos sanitários se fazem mais e mais importantes, o distanciamento social, o uso de máscaras e o álcool em gel, os hoteleiros e pousadeiros com suas equipes estão se preparando para aconchegar estas famílias e mimar as mãezinhas.

Pacotes de estadia para o final de semana de 07 a 09/05 já estão disponíveis e, como a procura especialmente deste ano está muito aquecida, os hoteleiros e pousadeiros de Bertioga mandam um recado para você que ama Bertioga e seus recantos paradisíacos entre serra e mar: Façam logo suas reservas.

  • Restaurantes com seu cardápio especial para o final de semana das mães.
    • As praias estão liberadas para caminhadas, mergulhos e esportes individuais. Nas barraquinhas de petiscos e bebidas, o praieiro encontra mesas e cadeiras com distanciamento e em quantidade controlada.
    • As Escunas já estão operando com passeios no mar e os Caiaques e Canoas liberados para passeios nos rios.
    • Os parques estão abertos para Trilhas.
Foto cedido por Pousada de Bertioga – Mesa do Café da Manhã
Foto cedida por Pousada de Bertioga – Cama aconchegante
Foto cedida por Pousada de Bertioga – Praia no Indaiá
Foto cedida por Pousada de Bertioga – Restaurante a Beira Mar – Praia no Indaiá

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios:

AbecoTur – Home | Facebook

www.escunagenesis.com.br

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)