Trilhas preparadas para receber visitantes em Bertioga – litoral sp

E Guaratuba onde fica?

Fica logo ali. Para quem sai do centro fica um pouco depois do Itaguaré e antes de Boracéia. O rio Guaratuba é outro que se encontra com o mar em Bertioga, nos arredores, famílias caiçaras vivendo em meio ao rio, céu e mar.

Mas hoje vamos falar sobre o outro lado de Guaratuba, o lado da Serra, onde também encontramos com o rio, cachoeiras, poço e um sobe e desce agitado em meio a Mata Atlântica, bem dentro do Parque Estadual da Restinga de Bertioga.

O turista precisa saber que para cada caminho de madeira, cada corrimão de corda que utiliza numa trilha, houve o trabalho de uma comunidade inteira que primeiro foi despertada, depois foi preparada, foi treinada e novamente acordada para o que poderia fazer de fato. E foi lá e fez!

São dias de planejamento, entendimento, organização e chega a hora de por a mão na massa. Na massa não, na terra, no barro, na serapilheira (quando vier para a trilha pergunte ao seu Monitor o que é Serapilheira, no dicionário encontramos grafado como Serrapilheira também). Identificação dos melhores atrativos para destaque e apresentação ao turista, preparação de lugarzinho para descanso, talvez um lanchinho, passarinho, flor, sapo… É tanta coisa que se encontra, é tanto clic, tiktok, é tanto documentar, celebrar e vivenciar.

Idas e vindas, organiza, reorganiza, corta, coloca, prega… Na maioria são Monitores Ambientais que fazem este trabalho.

Monitores Ambientais são seres preparados para Guardiões e Guardiães da Floresta. São amadurecidos para amar e respeitar os outros seres da Floresta. Os Monitores Ambientais são seres que perdem o sono pensando em caçadores desalmados, em troncos de árvores caídos na mata, em revitalização de áreas degradadas, em agendas de limpeza da Floresta e sabem que para garantir a preservação disso tudo, o melhor é compartilhar a gostosura do desfrute de estar na Mata, as preocupações e soluções, com outros seres que podem vir de longe só para visitar ambientes que, se não preservados, podem sumir do mapa.

Além de ajudar a guardar e preservar o lugar, os Monitores Ambientais contribuem com uma espécie de Zoom na visão de outros seres.

Então é isso, os Monitores Ambientais de Bertioga fizeram este trabalho para melhor apresentar a Trilha de Guaratuba para seres ávidos pelo saber, por desvendar mistérios e curiosidades que só existem na Mata Atlântica, e diga-se de passagem: Muito bem cuidada, reconhecida e preservada no Parque em Bertioga.

Resta a nós, pousadeiros e moradores deste lugar, convidar a toda a gente: Venham conhecer o que foi pensado, preparado, limpo e impregnado de respeito, amor e admiração pelos seus guardiões mais próximos e que querem convidar a você para se tornar mais um de nós, more você onde for neste planeta.

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:

www.bertiogapousadas.com.br

www.visitebertioga.com.br

Para passeios em Guaratuba:

Abecotur

wapp: (13) 99697-7723

Amolb

wapp: (13) 99786 7426 ou (13) 99701 6451

E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:

http://www.bertioga.sp.gov.br

Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: