Não é mais clima de verão, embora tenhamos dias super aproveitáveis em Bertioga nesta época do ano.
Que o digam os Tucanos. De manhã cedo, bem cedo até a tardinha, a cidade fica cheia de gritinhos, são eles os Tucanos. Apurando os ouvidos, percebe-se da onde vem o som e pahhh: Lá estão eles numa árvore das muitas que ainda existem pela cidade, em pleno meio urbano, legítimas representantes da Mata Atlântica
Eles gostam de frutinhas. As vezes, a gente vê um passarinho pequeninho voando e bicando um Tucanão, é que ele foi pegar ovos no ninho. Vixi!!!
Mas o super interessante é poder escutá-los e vê-los em Mata Virgem, lá para os lados do rio Jaguareguava, um dos rios mais queridos dos moradores de Bertioga. De lambuja, a gente acaba vendo outros pássaros coloridos da Mata Atlântica como o Saíra Sete Cores, o Tiê Sangue e muitos outros, fora as borboletinhas e a majestosa borboleta azul.
Bruno Guazzelli Filho, da Jaguareguava Ecoturismo, contou para os Pousadeiros de Bertioga que é lindo de se ver a bicharada nesta época do ano. Disse que podemos observar tudo isso, ao longo do rio Jaguareguava, bem sentados em uma Canoa Canadense, remando rio acima e descendo rio abaixo. Ainda nos disse que o rio é muito amigo, raso, cristalino e tranquilo, diversão garantida para pessoas de todas as idades dando impressão de estar num aquário natural. E, para quem tem alguma dificuldade de movimentos e locomoção, ele tem Caiaques Adaptados. É claro que nós já formos lá e estamos aptos para informar nossos hóspedes sobre como ter um dia espetacular no Jaguareguava.

Para escolher um lugarzinho gostoso e aconchegante, acesse:
Para passeios no Jaguareguava:
E para ter todas as informações sobre protocolos e cuidados que a cidade de Bertioga tem, para proteger seus moradores e turistas, acesse:
Por: Adriana Veronesi Ferreira e colaboração do Grupo Pousadas de Bertioga (desde 2017)